A pergunta é simples. "Considera Portalegre uma cidade boa para viver?"
A resposta também. "Sim" ou "Não".
Ganham os 'nãos' com um resultado esmagador: 10258 votos*. Dos que votaram, apenas 2625 escolheram o 'sim'.
Faço parte desta minoria (como de tantas outras) e amiúde me vejo rodeada de gente que, a cada passo e sobre toda e qualquer temática, me diz 'não valer a pena'. Não valer a pena ficar, não valer a pena inovar, não valer a pena trabalhar, estudar, investir... a lista não tem fim.
Há dias em que quase me sinto tentada a concordar. De facto não é fácil viver ou querer viver, num sítio em que tanto passa ao lado, em que se tem a sensação de se estar fora do tempo, fora das opções, posto de parte. A tentação é, no entanto, breve.
Vale a pena. Vale a pena percorrer a cidade a pé e descobrir as suas histórias, e os seus cheiros. Vale a pena viver numa cidade em que a proximidade e a convivialidade são o motor dos dias. Vale a pena sempre que se olha a Sé e se percorrem as calçadas daí à Praça da República. Vale a pena descer a Rua do Comércio e subir ao Tarro. Vale a pena olhar a Serra e senti-la a abraçar a cidade.
Não se tem tudo é certo, eu cá queixo-me da cultura, outros queixam-se do comércio, das ruas, da agricultura, da educação; mas vale a pena trabalhar para que se possa ter 'quase tudo'. Vale a pena trabalhar. Vale a pena pelo menos tentar.
*A população de Portalegre é de 23879 habitantes (INE, 2008). Os votos 'não' representariam (se o inquérito tivesse legitimidade estatística) 43% da população.
Deixar o Facebook
Há 11 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário